segunda-feira, 28 de março de 2011

Secretaria de Defesa Social interage com o Departamento Estadual de Trânsito



O Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais, recebeu na manhã do dia 23.03 do ano em curso, em seu Gabinete, o Chefe da Divisão de Fiscalização de Transportes do DER, o Senhor Walmir Félix, acompanhado de um Agente de Trânsito.

A Secretaria de Defesa na busca pela qualidade no tocante a mobilidade no município, entrou em contato com o DER, solicitando a parceria para que fortalecesse as ações que estão sendo implementadas na cidade na área do trânsito, bem como para fortalecer mais ainda as ações que ainda estão por vir.

“É com uma imensa satisfação que os recebo e desde já, agradeço a forma prestativa e ágil com que o DER está a nos atender”. Disse o Secretário, Luciano Morais.

Ter os municípios como parceiros é importante demais pro DER, pois a demanda de atividades é muito grande e não podemos resolver tudo sozinhos, então se estivermos junto às cidades, trabalhando em conjunto, conseguiremos atingir o objetivo. “Será muito importante para o nosso órgão, principalmente o de fiscalização”, disse o Sr. Walmir

Ceará – Mirim, está a um passo para ter o seu trânsito municipalizado e isso será de extrema importância para toda a sociedade, uma vez que haverá uma melhora e um avanço grandioso na qualidade de vida de todos. O processo já se se iniciou e está seguindo os trâmites de uma implementação como essa, como requer em todo e qualquer lugar que almeje ter o seu trânsito a controle do próprio município. Os estudos práticos já foram dados início e o processo segue seu caminho, em breve se tornará realidade.

Enquanto o trânsito como um todo não é municipalizado, a Secretaria de Defesa vai trabalhando e cumprido com seu dever de organização, na área do trânsito, voltados para as categorias dos Taxis, Moto taxi, Permissionários e Transportes Escolar, no que se dizem respeito às concessões, alvarás e o selo do transporte escolar. O intuito de se procurar uma parceria como DER, é no sentido de fortalecer essas ações de fiscalização e respaldar o município de implementar e ordenar na cidade, uma maior mobilidade por parte de todos, não só de quem tem veículos, mas, também dos pedestres.

Foi feito pela Secretaria um trabalho de identificação e mapeamento prévio de algumas problemáticas na cidade, (como a grande necessidade de haver mudanças, tanto nos locais de paradas dos ônibus, como também e conseqüentemente, dos itinerários dos mesmos), que são preciso e podem se não resolvidas, no seu todo, mas que serão amenizadas e levará ao cidadão uma maior mobilidade, além de aplicar a prevenção em determinados pontos, que são extremamente necessários e urgentes.


terça-feira, 22 de março de 2011

Guarda Municipal realiza trabalho voluntário com ênfase na prevenção no distrito de Coqueiros


Prevenção, esta é a palavra de ordem para quem deseja uma segurança publica mais efetiva, onde a prioridade é fazer com que os órgãos de segurança cheguem a frente do problema, visando assim a diminuição dos casos em que a repressão seria necessária.

É neste contexto que um guarda municipal vem realizando um trabalho voluntário no distrito de coqueiros. O GM Nicácio, que atualmente trabalha no grupamento de trânsito da Secretaria de Defesa Social e Cidadania, duas vezes por semana oferece aulas de futebol de campo para as crianças da comunidade. As aulas são realizadas no campo de futebol do Santos de Coqueiros, e reúne cerca de 42 crianças que poderiam estar na ociosidade, mas estão praticando atividades esportivas que é um canal positivo para a prevenção a violência.

“Se não preparamos atletas para o futebol, preparamos homens para a vida”, comenta o GM Nicácio, que fala de maneira entusiasmada das crianças daquela comunidade.

“Aproximar a comunidade dos agentes de segurança pública é um dos princípios da Filosofia de Polícia Comunitária, e esta prática realizada no distrito de coqueiros faz com que alguns tabus sejam quebrados, onde alguns ainda pensam que o agente de segurança pública é visto apenas como “truculento ou repressor”, mas no atual contexto de segurança pública precisamos pensar em segurança pública de maneira cidadã, onde os agentes estão próximos da sociedade, e esta parceria possibilitará uma segurança mais efetiva”, diz o Secretário de Defesa Social e Cidadania de Ceará-Mirim, Luciano Morais.

segunda-feira, 21 de março de 2011

ORDENAMENTO DO TRÂNSITO II



Já é visível a satisfação da sociedade cearamirinense em relação à questão do ordenamento do trânsito nas imediações da Escola General João Varela/SECAT, na rua principal da cidade.

O trabalho está surtindo o efeito desejado, que é o ordenamento do trânsito naquele local, contribuindo assim, para o descongestionamento e prevenindo acidentes.

Nos últimos dias foi intensificado o trabalho para que seja disseminada a prática de se atravessar na faixa de pedestre. Trabalhar as questões de trânsito é bastante complexo e exige uma grande habilidade por parte dos responsáveis por implementar um trabalho de ordenamento, pois não se tem o hábito da travessia nos devidos lugares e isso é um processo de educação do cidadão.

Mas, esse exercício da cidadania, no tocante ao trânsito está sendo amplamente trabalhado pela Secretaria de Defesa Social, através, principalmente de seus operadores da segurança pública que tem orientado o cidadão a usufruir das ferramentas de segurança que o cenário do trânsito lhes proporciona, como por exemplo: a faixa de pedestre. Atravessar na faixa é a forma mais segura de se chegar onde pretende, ou seja, no outro lado. Essa é uma frase que usamos sempre para mostrar de forma descontraída aos cidadãos, e principalmente as crianças, que é preciso obedecer as “regras”, que é preciso ser responsável, para que cada um proteja a si mesmo e aos demais.

Estamos no início desse trabalho de ordenamento, que, diga-se de passagem, é bastante complexo, pois trânsito é uma questão também de educação de conscientização de seus direitos e deveres, seja como pedestre, seja como motorista, ambos são preciso fortalecer a consciência de que todos são responsáveis por seus atos e se cada um se preocupar em agir respeitando o direito a vida, a liberdade e o respeito para com o seu semelhante, se consegue alcançar os objetivos que neste caso, são comuns a todos, o direito de ir e vir com segurança.

“Mas esse avanço não seria possível, se não tivesse a colaboração da sociedade. Dessa forma a Secretaria de Defesa Social como um todo e principalmente os Operadores da Segurança Pública que atuam diretamente no ordenamento do trânsito, agradece a todos pela colaboração, a confiança e o respeito que todos nos têm ofertado, pois assim, é possível por em prática os conhecimentos adquiridos em prol de um trânsito mais seguro”. (Reconhecimento e Agradecimento do Secretário de Defesa Social, juntamente com os Operadores da Segurança Pública, à sociedade em geral).

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ordenamento do Trânsito – Controle e Segurança no horário de saída dos alunos das Escolas.


A Secretaria de Defesa Social, através de seus Operadores da Segurança Pública, está contribuindo de forma significativa para que o trânsito flua dentro da normalidade, principalmente no horário de saída dos alunos das escolas.

Depois de identificar os locais que ocasionam uma maior problemática no tocante à congestionamento e possíveis ocorrências oriundas do grande fluxo de veículos no local, principalmente nos horários compreendidos entre 11:00 e 12:00, a Secretaria colocou como atividade diária de sua equipe operacional, o serviço de ordenamento do trânsito na rua General João Varela, nas imediações da Escola de mesmo nome, onde a atenção precisa ser redobrada.

“Com a saída dos alunos das escolas naquele local, o trânsito costuma congestionar e tanto os pedestres, como os condutores dos veículos, precisam ter uma maior atenção, mas também um direcionamento advindo de um profissional para que tudo transcorra positivamente. Dessa forma, foi implementado no cronograma de serviço diário da equipe operacional, no tocante ao trânsito, um apoio fixo naquele local para que não ocorram problemas.”Disse o Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais.

“Trabalhar, principalmente, com a prevenção nas questões de trânsito é de suma importância para a tranqüilidade e bem- está da sociedade em geral”. Ressalta ainda, o Secretário.

Esse é um trabalho importantíssimo e que vem sendo realizado em parceria com a categoria de transporte Escolar que em reunião na Secretaria repassou as dificuldades que enfrentam nas ruas hoje, no tocante ao ordenamento do trânsito e confiaram nas ações da Secretaria em prol do bem da coletividade. Os frutos dessa parceria, desta confiança estão só começando a aparecer, pois trabalhar trânsito é também uma questão de educação e conscientização, não só de quem trafega em veículos, mas dos próprios pedestres.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Defesa Social


Atuação da Guarda Municipal de Ceará – Mirim na Operação Verão e Carnaval/ 2011 nas praias de Muriú, Jacumã e Porto Mirim, área litorânea do município


A Guarda Municipal de Ceará – Mirim desenvolveu suas atribuições durante a Operação Verão 2011 pautada no trabalho ostensivo preventivo nas localidades de Muriú, Jacumã e Porto Mirim, sempre interagindo com a Polícia Militar, no tocante a divisão estratégica das rondas ostensivas e fixando patrulhamento preventivo em pontos pré-estabelecidos em seu cronograma de serviço.

A presença da Guarda Municipal contribuiu para a intensificação do patrulhamento nas praias, no intuito de oferecer segurança à população local, bem como aos veranistas que se fazem presentes, principalmente neste período.

Com uma 01 viatura, 02 motos e um efetivo de 08 homens, distribuídos em pontos previamente definidos através do planejamento estratégico realizado no âmbito da Secretaria de Defesa Social, a GMCM atuou de forma proativa e com isso deu a sua contribuição significativa a sociedade e ao município de Ceará – Mirim.

No período carnavalesco a GMCM adaptou sua operacionalidade à rotina destas praias e intensificou seus pontos base nas áreas mais vulneráveis, trabalhando, principalmente, a prevenção, zelando assim, por manter a tranqüilidade.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Defesa Social


quarta-feira, 16 de março de 2011

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA CIDADANIA NO BAIRRO NOVA DESCOBERTA

A Violência é um fenômeno complexo, que não tem causa única, mas sim uma multiplicidade de fatores. Tanto a violência como a criminalidade são palavras que, infelizmente, estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, em todo e qualquer lugar.
Dessa forma e, norteados pelo conhecimento técnico; científico e também pelo dia-a-dia das ações ora enfrentadas na área da segurança pública, a Secretaria de Defesa Social, através de seu Gestor responsável, de seu corpo técnico e de seu braço operacionalizador das ações da Segurança a nível de município (a Guarda Municipal), implementou neste último domingo, dia 27 de fevereiro do ano em curso, no bairro de Nova Descoberta, mais precisamente no CRAS urbano, no horário das 08h às 12h, o PROSEV Comunidade, um programa que tem como objetivo geral atuar no enfrentamento do uso indevido de drogas e no controle das demais violências presentes na comunidade, através da adoção de estratégias e de ações integradas direcionadas principalmente às causas.

O planejamento foi fundamental para o sucesso da implementação do programa, pois a integração entre a Secretaria de Defesa Social e a Comunidade, através de seu conselho, resultou no fortalecimento e numa maior aproximação da sociedade com os órgãos de Segurança Pública, sendo isso um diferencial mais que positivo na busca da paz social. Identificar as riquezas culturais existentes naquela comunidade, proporcionar a todos, crianças, jovens e adultos a oportunidade de interagir é fundamental para que a Secretaria de Defesa Social consiga construir o diagnóstico situacional de cada comunidade, sendo na oportunidade, a Comunidade de Nova Descoberta.
Abordar assuntos como drogas, violência, saúde, relações interpessoais entre outros, de forma dinâmica, lúdica e principalmente, através do trabalho da própria comunidade, cuja riqueza cultural é grande e diversificada, assim como outras comunidades do município, proporciona ao programa alcançar a eficiência e a eficácia das ações a serem implementadas no bairro, uma vez que há uma continuidade, sendo essa, desenvolvida á medida que o diagnóstico situacional vai tomando corpo.
Além da Comunidade, a Defesa Social contou também com as parcerias das demais secretarias do poder executivo, tais como: Assistência Social, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer, Urbanismo entre outras. A manhã foi totalmente tomada por apresentações culturais, jogos de futebol, vôlei, corrida de saco, pula corda, bambolê, palhaços, exposição e oficina de artesanato, distribuição de pipocas e picolés para a criançada.
Outro ponto que podemos destacar na implementação do programa é a interação dos Gestores com a comunidade, pois na busca pela paz social toda e qualquer aproximação que contribua para o fortalecimento da confiança mútua entre os indivíduos é de fundamental importância para o alcançar dos objetivos.
“Desmistificar a idéia de que as forças policiais só podem trabalhar na repressão é um dos objetivos do programa, uma vez que a prevenção é fundamental pra controlar o cenário da violência e da criminalidade em todo e qualquer lugar”, destacou o Secretário de Defesa Social do município, Sr, Luciano Morais da Silva.
Ainda em sua fala, o Secretário destacou a importância das parcerias, tanto com a comunidade como demais parceiros envolvidos direta e/ou indiretamente no programa, para se alcançar as metas. ”Mas, sem vocês, isso aqui não seria possível, enfatizou o Sr. Luciano Morais, quando se referiu, principalmente, a Comunidade.
Ao falar para os presentes, Excelentíssimo Senhor Prefeito, Antonio Marcos de Abreu Peixoto, enfatizou a grande relevância que ações desse tipo proporcionam numa comunidade, uma vez que a prevenção é fundamental no contexto da Segurança Pública.
Por fim, e aproveitando o espaço, a Secretaria de Defesa Social agradece a todos que, direta, e/ou indiretamente, contribuíram para a implementação do PROSEV Comunidade e espera que esse momento seja o primeiro de muitos que hão de vir para ajudar a prevenir, controlar e enfrentar a problemática da violência e da criminalidade no município de Ceará – Mirim.
“Os quatro passos para alcançar a meta: planejar com cuidado, organizar com fé, conduzir-se com segurança e prosseguir com constância”
                                                                       William Arthur Ward
Veja mais fotos:



Saudações e boas vindas

Sejam bem vindos ao Blog da Secretaria de Defesa Social e Cidadania de Ceará-Mirim. Este espaço será utilizado para a divulgação das ações de nossa secretaria, bem como de todas as instituições de segurança pública de nosso município, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Dentro da Filosofia de Polícia Comunitária, a Secretaria de Defesa Social e Cidadania - SEDESC, busca agir de maneira integrada com os demais órgãos de segurança pública presentes no nosso município, onde, cada um, dentro de suas especificidades, atuarão de maneira a promover uma segurança cada vez mais cidadã, servindo cada dia em prol da comunidade cearámirinense.
Vale salientar que a comunidade é o principal foco de nossas ações, pois estamos aqui para servir da melhor maneira ao nosso município e o nosso objetivo maior é fazer com que a comunidade sinta-se cada vez mais responsável e participante da segurança pública no seu bairro, no seu município.Dessa forma, com a interação da comunidade com os órgãos de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal) iremos todos promover na nossa Ceará-Mirim uma comunidade mais segura, fortalecendo assim ,a segurança cidadã.

Luciano Morais da Silva
Secretário de Defesa Social e Cidadania