domingo, 26 de junho de 2011

EDUCAÇÃO, CULTURA E DEFESA SOCIAL

Com o objetivo de ampliar o acervo e informatizar a BIBLIOTECA ESCRITOR NILO PEREIRA, da Escola Municipal Prof. Maria Ester Paiva, de forma a atender melhor a comunidade de Massangana e as comunidades vizinhas,(Raposa, Oitizeiro, Lagoa Grande, Tabuão, Nova Esperança e outras), pois não é apenas uma biblioteca escolar, se trata de uma fonte de informação e pesquisa para os que habitam nesta área rural, que aconteceu neste dia 21.06, às 16 horas, na escola de Massangana, a reinauguração da Biblioteca.

O evento foi marcado pelo cerimonial de abertura o qual contou com toda a equipe da Escola, com Ex Professores que por lá passaram e deixaram um legado de conhecimento e um trabalho fortalecido, com representantes da Secretaria de Educação, bem como a Secretaria de Defesa Social, onde na ocasião, o Secretário Dr. Luciano Morais, ora representando Chefe maior do Executivo, Dr. Antonio Marcos De Abreu Peixoto, levou as palavras de agradecimento pelo convite e a grande satisfação de poder contribuir com aquele importantíssimo momento na vida de toda comunidade escolar, bem como de todos que moram em massangana e adjascencias.


O Secretário ainda parabenizou a equipe da escola que conseguiu de forma unida e com muitos esforços alcançar o mérito de terem seu projeto aprovado, intitulado de "VIVA BIBLIOTECA VIVA"para formação de leitores anônimos.

Estiveram presentes ainda, o sub Comandante da Guarda Municipal, GM Jorge Natã, acompanhados da equipe da SEDESC.O projeto faz parte do Programa BNB de Cultura - Edição 2010, do Banco do Nordeste e foi selecionado dentre mais de mil projetos encaminhados.Vale ressaltar que o referido projeto foi feito pela própria equipe da escola e isso é mais um motivo de orgulho pra todos.


Os representantes do Banco do Nordeste compareceram ao evento e prestigiaram a cultura local e levaram consigo a o conhecimento de que Ceará - Mirim é forte em cultura e que Massangana é um desses celeiros.

Houve apresentações feitas pelos próprios alunos, bem como leitura de Cordel que aconteceu na já reinaugurada biblioteca Escritor Nilo Pereira.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

SEDESC/GUARDA MUNICIPAL /CAPS E PALESTRA SOBRE DROGAS






A SEDESC/GUARDA MUNICIPAL, após a Blitz Educativa, realizada no dia 21.06, se fez presente no auditório Orione Barreto para participar de uma palestra organizada pelo CAPS do município.

Na ocasião o Dr. Luciano Morais, em suas palavras, agradeceu o convite para participar do evento e enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelo CAPS no município."Essa integração é fundamental para que seja fortalecido o trabalho no enfrentamento das drogas e para trabalhar as questões voltadas para o tratamento de quem infelizmente enveredou por este caminho.tratar os dependentes químicos é muito importante".

"Estão todos de parabéns e que não desistam de buscar sempre melhorar a cada dia"
, complementou o Secretário, ao se dirigir ao grupo de pessoas que hoje são atendidos pelo CAPS.


O evento foi marcado por grandes emoções, pois tiveram testemunhos de pessoas que quase tiveram suas vidas totalmente destruídas pelas drogas, lícitas e ilícitas.

O Prefeito, Antonio Marcos de Abreu Peixoto, se fez presente ao evento e se mostrou bastante satisfeito com o trabalho do CAPS.









O professor Stênio palestrou sobre os malefícios que as drogas fazem na sociedade e palestrou com ênfase nas drogas lícitas, em especial o álcool.

MOBILIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO NO ENFRENTAMENTO, CONTROLE E PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim

Secretaria de Defesa Social

XIII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

De 19 a 26 de junho de 2011

Drogas: Informação é a melhor forma de prevenir

Drogas podem causar danos à saúde além de diminuir a percepção de perigos. Por alterar o nível de consciência, o uso de drogas pode levar a práticas arriscadas, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de seringas e outros materiais que podem transmitir doenças como HIV/AIDS e a Hepatite.

A Secretaria de Defesa Social de Ceará-Mirim e a Guarda Municipal através do PROSEV – Programa de Segurança e Prevenção à Violência, que visa desenvolver estratégias e ações contínuas de enfrentamento da problemática das violências , com ênfase nas drogas, traz este recado para você: Diga NÃO as Drogas.

" Agradecemos a participação de todos que de forma direta e indiretamente contribuíram para a realização dessa importantíssima mobilização.Esse é apenas o começo de uma longa jornada rumo ao enfrentamento, controle e prevenção às drogas, mas sabemos que juntos alcançaremos o objetivo maior e comum à todos, uma cidadae mais segura, longe desse problema que afeta o mundo como um todo."declarou o Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais.

CEARÁ-MIRIM - DEFESA SOCIAL

Notícia no Blog de Jorge Moreira

Prefeitura realiza programação na Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas

“Diga não às drogas.”











Fotos do arquivo da SEDESC

Este foi o tema central da mobilização realizada pela Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania e a Guarda Municipal, nesta terça-feira 21 de junho.

O evento foi realizado das 8h às 11h na Praça Onofre José Soares, ao lado do Palácio Antunes, sede da Prefeitura de Ceará-Mirim, e reuniu escolas municipais, CRAS, CREAS, Escoteiros, Conselhos Comunitários, secretarias municipais, a sociedade em geral e demais parceiros do PROSEV – Programa de Segurança e Prevenção à Violência – lançado recentemente pelo município, com o objetivo de desenvolver estratégias e ações contínuas de enfrentamento à problemática das violências, com ênfase nas drogas.

A mobilização, fez parte das atividades desenvolvidas dentro da XIII Semana Nacional de Políticas sobre Drogas que teve início no último dia 19 prosseguindo até o próximo domingo 26 de junho.

Além de panfletagem com orientações sobre os perigos das drogas, atividades educativas, apresentações de danças, performances teatrais, batucadão do Projovem e exposição de artesanato também fizeram parte da programação desenvolvida pela Secretaria de Defesa Social de Ceará-Mirim.

“O prefeito Antônio Peixoto tem sensibilidade para entender a necessidade de investir nesse tipo de ação. Por isso, nós estamos aqui fazendo a nossa parte, combatendo, prevenindo e orientando a população no que diz respeito aos perigos que as drogas causam”, declarou o secretário de defesa social do município, Luciano Morais.

O secretário fez questão de destacar a importância que tem todos os parceiros do PROSEV na luta contra as drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. “Acreditamos que a soma dos nossos esforços fortalecerá o resultado de todas as ações contra as drogas diante da comunidade”, completou o secretário de defesa social.










Cordialmente,

Jorge Moreira

Secretaria Municipal de Comunicação Social – PMCM

3274-5905/5914 – 9119-2478

jotgemoreira@yahoo.com.br

jorgemoreira2008@hotmail.com

moreirajorgemoreira@bol.com.br

terça-feira, 14 de junho de 2011

LANÇAMENTO DO PROSEV - PARTE I

O Programa de Segurança e Prevenção à Violência, PROSEV, na escola e na Comunidade é lançado oficialmente no município.


A Segurança Pública deu mais uma demonstração de que integração, mobilização, prevenção e perseverança fazem a diferença quando se busca implementar um serviço de qualidade no contexto geral de uma sociedade.

Neste último dia 08 de junho do ano em curso, na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, foi vivenciado por quem se fez presente, uma noite de total confraternização dos diversos órgãos da Segurança Púbica, Guarda Municipal, Policia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Defesa Social de Ceará – Mirim demais secretarias do poder executivo, órgãos governamentais e não-governamentais presentes no município e no Estado, bem como a sociedade civil.

De forma criativa, organizada e totalmente voltada para proporcionar aos que ali se fizeram presentes, foi socializado o PROSEV, o programa idealizado pela Secretaria de Defesa Social do município com intuito de trabalhar a prevenção frente à problemática das drogas e demais violências acometidas tanto no contexto escolar como na comunidade como um todo.

Numa mistura de arte, cultura e segurança, o PROSEV encantou a todos que atenderam o convite dizendo com isso que são importantes e que estão dispostos a contribuírem com a parte que lhe cabem na defesa dos direitos de cada cidadão por uma cidade cada vez mais tranqüila e voltada para o respeito e da dignidade de cada um.