segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL IMPLEMENTA O PROSEV COMUNIDADE EM TABUÃO, ZONA RURAL DE CEARÁ - MIRIM


Foi neste dia 30.10, na comunidade de Tabuão, zona rural de Ceará - Mirim, que o Programa de Segurança e Prevenção à Violência na Comunidade, sendo este idealizado e operacionalizado pela Secretaria de Defesa Social, foi implementado naquela localidade.

A Secretaria de Defesa Social cumpriu mais uma de suas metas.Com total apoio da Comunidade local, a qual foi partícipe nesta implementação, levou a mensagem de que Segurança Pública se faz de forma integrada e principalmente pautada na prevenção.

Com ações de cidadania, a Secretaria de Defesa Social, busca fortalecer a prevenção à violência e a criminalidade, utilizando para tal fim, a articulação com a própria comunidade onde na ocasião foi de suma importância para o resgate da sua cultura local.

A implentação teve às 08h e término às 12h, na rua principal de Tabuão, bem como nas dependências da Escola Municipal.Foi uma manhã cheia de diversidade, onde contou com oficinas de desenho, pintura, artesanato, jogos recreativos, futebol mirim, volêy, corte de cabelo, manicure, boca de palhaço, atendimento médico.Contou ainda com a parte cultural, sendo esta realizada pelas apresentações da brilhante Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro que é parceira efetiva da Secretaria de Defesa Social e com apresentações locais como:Voz e violão e também poesia, bem como a tão esperada apresentação dos Congos de Guerra do Mestre Tião.


Foi um dos momentos de grande emoção na comunidade, pois o grupo Congos de Guerra estava sendo naquele momento reativado através da parceria entre Defesa Social e o Pesquisador Gibson Machado, que acreditam na premissa de que esse ato leva à todos a esperança de que a cultura fortalecerá a comunidade e será dada continuidade passando de geração para geração.

"Esse momento é muito gratificante para todos nós.Foi um verdadeiro trabalho de integração entre Secretaria e Comunidade.Depois de planejado agora estamos operacionalizando a implementação e para nós, que trabalhamos com Segurança Pública, com proximidade com a comunidade, fazer parte desse momento é bastante importante e vai nos ajudar a ajudar a comunidade.É preciso integrar cada vez mais, para juntos, controlar e prevenir a violência e a criminalidade".Disse o Dr. Luciano Morais, Secretário de Defesa Social do Município.


Ainda em sua fala, o Secretário agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância de plantar bons frutos, bem como, a importância que a comunidade tem, pois é ela que vai dá continuidade às ações sempre em conjunto com a Secretaria.

Outras metas também foram cumpridas pela Secretaria naquela ocasião.Uma delas foi a participação da primeira turma da Guarda Municipal que está se capacitando para melhor atender a sociedade Cearamirinense e aquele momento fazia parte da aula prática de duas disciplinas do Curso, são elas: "Ética, Direitos Humanos e Cidadania" e "Apropriação do Espaço Público", que ambas visam fortalecer os conhecimentos dos GM's no tocante a realidade local e sua atuação enquanto agente da segurança pública.



sábado, 29 de outubro de 2011

Programa de Segurança e Prevenção à Violência será implantado neste domingo 30 de outubro na comunidade rural de Tabuão



A comunidade rural de Tabuão, interior de Ceará-Mirim, vai receber neste domingo 30 de outubro, as ações do Programa de Segurança e Prevenção à Violência-PROSEV.
A ação faz parte de um projeto realizado pela Prefeitura de Ceará-Mirim, idealizado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania.
O evento deste domingo marca a interiorização do projeto, com a chegada das ações do PROSEV às comunidades rurais do município.
Além de Tabuão, também serão beneficiadas as comunidades de: Massangana, Lagoa Grande, Oitizeiro e Raposa.
O PROSEV, é o Programa de Segurança e Prevenção à Violência nas Escolas e na Comunidade, desenvolvido pela SEDESC, tendo sua equipe técnica composta por Guardas Municipais, Policiais Civís e Militares, além da sociedade civil.
O Programa, que é norteado pelas diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas-SENAD, Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP e o Conselho Estadual de Entorpecentes-CONEM, objetiva atuar no enfrentamento da problemática das drogas e no controle das demais violências presentes, tanto na comunidade quanto na escola, através da adoção de estratégias e de ações integradas, direcionadas com ênfase às causas e aos agenciamentos.

Atuando nestas duas vertentes, escola/comunidade, o PROSEV busca realizar suas ações de maneira mais efetiva, visando realizar um diagnóstico situacional e identificar quais são as principais causas de violência tanto na comunidade assim como na escola, alcançando dessa forma, jovens, adolescentes, crianças e suas respectivas famílias.
Durante todo o período em que o projeto está sendo desenvolvido, acontecem diversas ações para a comunidade como: exposição de artesanato, oficina de desenhos, boca de palhaço, jogos recreativos, pula-cordas, corte de cabelo, entre outras.
Nesta ação na comunidade de Tabuão, haverá uma apresentação especial do Grupo Folclórico “Congo de Guerra” do mestre Tião, que de forma brilhante está sendo revitalizado por meio da Secretaria de Defesa Social de Ceará-Mirim, fruto de uma parceria com o pesquisador e historiador cearamirinense, Gibson Machado.
A ação tem início a partir das 8h se estendendo até às 12h, nas ruas e na escola da comunidade de Tabuão, e contará com a presença do prefeito Antônio Peixoto, do secretário de defesa social do município, Luciano Morais da Silva, demais secretários e auxiliares do governo, além de outros convidados.




quarta-feira, 26 de outubro de 2011

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO - PROSEV NA COMUNIDADE DE TABUÃO

Neste dia 26.10, na Secretaria de Defesa Social, aconteceu mais uma reunião de planejamento, sendo a última de um seqüência de encontros no intuíto de montar a implementação do Programa de Segurança e Prevenção a Violencia na Escola e na Comunidade, onde neste dia 30.10, das 08h às 12h, a Comunidade de Tabuão receberá as ações do PROSEV e com isso a Secretaria de Defesa Social dará início a execução de seu projeto onde o intuíto é levar o programa às comunidades da zona rural do município.Além de Tabuão, outras quatro comunidades estarão participando desse processo pela busca da paz social.São elas: Comunidade de Massangana, Lagoa Grande, Oitizeiro e Raposa.

A reunião se deu norteada pelo Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais e contou com toda a sua equipe técnica, além do Comando da Guarda Municipal.

O intuíto foi fazer um balanço de todo procedimento para a implementação do PROSEV sendo dessa forma, um meio de fortalecer a execução das ações do programa nestas localidades.

domingo, 23 de outubro de 2011

A GUARDA MUNICIPAL FORTALECENDO A COMPREENSÃO SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAS

A segunda disciplina do curso abordou a temática “Movimentos Sócias”, onde proporcionou à Guarda Municipal a compreensão a cerca do assunto, levando-os a atuar de forma planejada frente a temática em questão.

O diferencial nesta abordagem, é que foi totalmente voltada para a realidade vivenciada em nosso município e com isso dá a possibilidade à Guarda Municipal de se postar de forma mais coerente e com mais propriedade no que tange aos Movimentos Sociais.

O instrutor foi o Sgt da PM Vantuil de Carvalho, especialista em Polícia Comunitária e em Políticas e Gestão em Segurança Pública.A aula foi dinâmica e contou com uma metodologia voltada para os debates e teve uma carga horária de 10h/a.

A GUARDA MUNICIPAL SE CAPACITANDO PARA TRABALHAR NA COMUNIDADE ESCOLAR E NO SEU ENTORNO COM MAIS QUALIFICAÇÃO.


A primeira disciplina ministrada no curso de capacitação foi “Atividades Sócio-Pedagógicas da Guarda Municipal de Caráter Preventivo. Na Comunidade Escolar e Entorno: Uma proposta de Engajamento Cidadão e Humanista.”

Com uma carga horária de 30h/a, a Guarda Municipal aprofundou os seus conhecimentos e está de forma mais qualificada, pronta para atender a sociedade e desenvolver as ações do PROSEV, Programa de Segurança e Prevenção à Violência, na Escola e na Comunidade.

A professora Cristiane, aplicou sua disciplina dentro dos parâmetros exigidos pela Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais, instrumento que norteou a construção do curso em questão.

SEGURANÇA PÚBLICA – CURSO DE CAPACITAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL – AULA INAUGURAL


Desde o dia 17.10 do corrente ano, a primeira turma da Guarda Municipal, sendo esta composta por 20 Guardas, entre homens e mulheres, iniciaram o curso de capacitação denominado “SEGURANÇA PÚBLICA E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA NA ESCOLA”, sendo este uma das etapas do convênio com a SENASP/MJ.

A aula inaugural se deu no próprio espaço onde o curso se realiza, (CAIC) e contou com a presença da equipe da NDS, (Núcleo de Desenvolvimento Social), empresa responsável por ministrar o curso, que teve como representante a Srª Helena e a primeira instrução foi ministrada pela então Professora Cristiane.

O Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais na ocasião deu boas vindas ao corpo da Guarda Municipal, à empresa e a Professora, enfatizando a importância do momento para a instituição Guarda Municipal, para a Secretaria de Defesa Social e para a toda sociedade Cearamirinense, pois assim, teremos uma Guarda Municipal cada vez mais preparada e atuante, disse, o Secretário.

Ainda em sua fala, Dr. Luciano Morais, disse que o momento era extremamente importante, bem como a realização de um sonho da instituição em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, pois o curso é advindo do convênio que foi aprovado junto à SENASP/MJ e aquele momento era prova viva que a execução de suas metas estavam sendo realizadas com êxito e dentro do prazo estabelecido em seu cronograma, finalizou o Secretário.

domingo, 16 de outubro de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA - CAPACITAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL

Terá início neste dia 17.10.11 o curso "Segurança Pública e Prevenção a Violência na Escola/Comunidade, (que tem sua carga horária com 155,5 hora/aula), o qual é dirigido à Guarda Municipal, onde os operadores da Segurança Pública em âmbito municipal estarão se qualificando para atender de forma mais eficiente e ficáz a sociedade Cearamirinense.

O curso terá duração de 17 dias, com aulas teóricas e em sua maioria práticas,Funcionará de forma integral, manhã e tarde, no CAIC e contará com um diferencial, será ministrado no próprio município e terá um corpo de instrutores totalmente qualificados, sendo escolhidos entre os melhores do Estado do Rio Grande do Norte.Primando sempre pela integração, farão parte da equipe de instrutores, profissionais das Policias Militar e Civil, Guarda Municipal e Sociedade Civil que hoje formam os profissionais da área na Academia de Polícia do RN e nas Universidades também do RN.

É importante frisar que o curso é totalmente norteado pela Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais, documento construído pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP do Ministério da Justiça e foi construído pela Secretaria de Defesa Social, sendo uma das metas que a Secretaria de Defesa está executando, sendo este advindo do Convênio aprovado junto ao Ministério da Justiça.

Dentre as disciplinas serão ministradas:
  • Violência e (IN) Segurança Pública,
  • Atividades Sócio - Pedagógicas da GM, na Comunidade Escolar e seu entorno,
  • Uso Legal e Progressivo da Força,
  • Apropriação do Espaço Público,
  • Ética, Direitos Humanos e Cidadania,
  • Técnicas e Procedimentos Operacionais (TPO) das Guardas Municipais
O curso é uma qualificação a mais para o Guarda Municipal pois, proporcionará ao Operador da Segurança Pública, neste caso, o Guarda Municipal a operacionalizar o PROSEV, o programa de segurança e prevenção a violência.

"É uma forma de fortalecer as ações da Guarda Municipal dentro do PROSEV, pois sabemos que em si tratando de Segurança Pública, principalmente, é preciso está sempre buscando mais e mais conhecimentos.Todos já passaram por esta formação e tem em seus currículos as disciplinas deste atual curso, porém esse tem um diferencial, será totalmente volatdo para a realidade do nosso município, proporcionando assim, ao Guarda Municipal, atuar com mais propriedade e atender melhor os anseios da população local".Disse Dr. Luciano Morais, Secretário de Defesa Social.

PROGRAMA DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA - 5º ENCONTRO COM A COMUNIDADE DE TABUÃO



Nesta manhã deste domingo, 16.10, a Secretaria de Defesa Social se reuniu mais uma vez com a Comunidade de Tabuão para acompanhar o 2º ensaio dos Congos de Guerra.

O encontro se deu nas dependências da Escola que abriu suas portas no final de semana para receber a comunidade, contribuindo assim, para fortalecer a interação:Segurança Pública, Escola e Comunidade, sempre buscando a paz social.

Na oportunidade se fizeram presentes, não tão somente os integrantes do Grupo dos Congos de Guerra mas, também a Defesa Social, a Guarda Municipal e o Mestre Gibson, que juntos participaram deste momento de ressurgimento deste tão renomado grupo daquela comunidade.

A intenção no início era formar um grupo com 12 integrantes porém, já se conta com a participação de 18, sendo eles a maioria chamado de antigos, por terem participado dos Congos desde que eram meninos, adolescentes e hoje já adultos e alguns pais de família, sendo isso uma grande vitória no resgate dessa cultura, pois eles vão ser referência para a nova geração e assim irão contribuir para que não se desvirtue do caminho do bem e passem a conviver em algum momento da vida, com o mundo da criminalidade, pois estarão conhecendo e muitos resgatando os valores principais para a formação de verdadeiros cidadãos.

Isso prova que Segurança Pública se faz de forma integrada e que se fortalece a cada dia quando se trabalha junto a Comunidade.

PROGRAMA DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA / PROSEV- 4º ENCONTRO COM A COMUNIDADE DE TABUÃO

A SEGURANÇA PÚBLICA RESGATANDO A CULTURA POPULAR : OS CONGOS DE GUERRA DE TABUÃO




Este 4º encontro, (dia 15.10.11), teve um objetivo ainda maior que foi reunir os integrantes dos Congos de Guerra no intuíto de resgatar essa cultura popular que há muito tempo existe na comunidade de Tabuão mas, que estava adormecida.

Com a parceria entre a Secretaria de Defesa Social e o grande mestre da Cultura, Gibson, o resgate dos Congos de Guerra já é uma realidade.

Num trabalho insesante e pautado na perseverança, na confiança de que através da cultura a Segurança Pública pode ser fortalecida, tendo em vista que ela contribue para formar cidadãos, para fortalecer o respeito pelos valores morais e éticos e assim, afastar, principalmente, as crianças, adolescentes e jovens do mundo das drogas e da criminalidade em geral, a Secretaria de Defesa Social está a cada dia fortalecendo o PROSEV dentro da Comunidade de Tabuão e com certeza, terá êxito nas demais comunidades do município, pois, Tabuão será multiplicadora do PROSEV nas demais comunidades, assim como as Comunidades de Nova Descoberta e São Geraldo, as quais já foram abraçadas pelo programa e irão contribuir com Tabuão neste dia 30.10.

A noite foi de alegria, de companheirismo e de respeito com a cultura dos Congos de Guerra, pois de um encontro aconteceu, de forma natural, o primeiro ensaio, após muitos anos, dos Congos e com uma grandiosa ação: A dança foi conduzida pelo próprio seu Tião, a cultura viva daquela comunidade, foi muito emocionante.

A chama foi reacendida e a Secretaria de Defesa Social agradece a comunidade de Tabuão por acreditar em primeiro lugar neles mesmos, acreditar que quando se faz com amor, dedicação, confiança e respeito no outro e em si mesmo, tudo é possível e é possível buscar e encontrar a paz social social que o mundo inteiro almeja.Parabéns pra todos os envolvidos e que venha o dia 30.10.Aguardem!!!!

sábado, 15 de outubro de 2011

PROGRAMA DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA - 3º ENCONTRO COM A COMUNIDADE DE TABUÃO



Dando seguimento ao processo de implementação do PROSEV Comunidade e Escola, a Secretaria de Defesa Social se reuniu na noite deste dia 14.10, (sendo esse o 3º encontro), com a Comunidade de Tabuão, a primeira Comunidade da zona rural a receber o Programa de Segurança e Prevenção a Violência - PROSEV.

Este encontro teve como objetivo reunir os grupos culturais daquela localidade no intuito de montar juntos, Secretaria e Comunidade, o lançamento do programa já com data prevista para acontecer neste dia 30.10, naquele distrito.

A Secretaria de Defesa Social se fez presente na Comunidade, onde na ocasião contou com a presença do Secretário da pasta, o Dr. Luciano Morais, que retorna às suas atividades normais junto à Secretaria, após cumprir sua missão junto ao Tribunal de Júri deste Município onde honrrou suas atribuições durante o período em que participou do Júri Popula


O encontro contou com a presença da Guarda Municipal através do Cmt GM Lindomar, o Sub Cmt GM Natã, a equipe operacional a ROMU, (Rondas Ostensivas Municipais), a equipe técnica da Secretaria e com a Comunidade de Tabuão que desde o primeiro encontro se faz presente de forma bastante positiva.

O planejamento continua e cada vez mais se fortalece para que juntos, Secretaria de Defesa Social e Comunidade, de forma integrada, fomentem a busca pela paz social.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PROGRAMA DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA - 2º ENCONTRO COM A COMUNIDADE DE TABUÃO

Encontro com a comunidade de Tabuão.Esperávamos nos encontrar nesta segunda reunião com um grupo pequeno, tendo em vista que boa parte já tinha participado no dia 07.10 e já estava á par do Programa.Mas, pra nossa surpresa e tamanha alegria e satisfação, a Comunidade mais uma vez se fez presente em sua totaalidade e participou ativamente do planejamento para implementação do PROSEV que acontecerá no dia 30.10 naquela localidade.
Foi extremamente proveitoso e nesse encontro identificamos, em conjunto com a Comunidade , as demais riquezas culturais de Tabuão, bem como a disponibilidade em participar desse grande dia de suma importância, pra Comunidade e pra todos que fazem a Secretaria de Defesa Social.




Da criança ao adulto, do time de futebol às instituições religiosas, todos foram incluídos e começam, apartir de agora, a se prepararem para abraçar o PROSEV Comunidade/Escola, neste dia 30.10.Aguardem!!!!
Cumprimos mais uma etapa da nossa honrosa missão.OBRIGADO MEU DEUS!!!!!










sábado, 8 de outubro de 2011

Integração Segurança e Cultura

Norteados pela ceteza de que a integração é a saída para se controlar, enfrentar e principalmente PREVENIR, a violência e a criminalidade, o PROSEV busca identificar a ccultura local de cada comunidade a ser trabalhada e dá início ao processo de fortalecimento e/ou de resgate dessa cultura, afim de que possa ser usada como ferramenta paraa a busca da paz social.

Dessa forma na Comunidade de Tabuão a Secretaria de Defesa Social, a Guarda Municipal e o grande incentivador deste resgate cultural naquela comunidade, o Sr. Gibson, foram recebidos pelo Seu Tião e Mestre, onde na ocasião deram um show de cultura local através de suas recordações.Foi realmente um momento extremamente importante para todos que estavam presentes.

PROGRAMA DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA - ENCONTRO COM A COMUNIDADE DE TABUÃO

A Secretaria de Defesa Social deu início neste último dia 07.10, às 08h a execução do processo para implementação do Programa de Segurança e Prevenção a Violência, na escola e na Comunidade, PROSEV Escola/Comunidade, sendo esta a comunidade de Tabuão localizada na zona rural do município.

O primeiro contato com a Comunidade para implementação do PROSEV , foi avaliado como positivo.Tanto a equipe da Secretaria de Defesa Social, a Guarda Municipal, o grande parceiro doa comunidade de Tabuão e agora também parceiro do programa e toda a comunidade que esteve presente firmaram compromisso de que juntos abraçarão o programa e buscarão trabalhar de forma integrada no intuito de controlar, enfrentar e prevenir a violência e a criminalidade local.


AÇÃO NO TRÂNSITO - ORDENAMENTO E FISCALIZAÇÃO EM ÂMBITO MUNICIPAL

Nesta manhã de sábado, 08.10, a Secretaria de Defesa Social através da sua equipe de trânsito, realizou uma blitzz voltada para atender o bom serviço realizado pelos transportes de lotação no âmbito do município.

Pautado na busca do cumprimento da Lei, ( 1.494 de 26 de Dezembro de 2007, que regulamenta a Prestação de Serviço de Transporte de Passageiro para Zona Rural do Município e dá outras providências), e respaldado também por ela, a Secretaria de Defesa Social executou a ação que foi muito satisfatória para os proprietários do serviço em questão, como também para os usuários deste serviço.

A Secretaria de Defesa Social, o Agente do Trânsito, o Guarda do Trânsito, o Profissional do Trânsito, nomenclaturas utilizadas para nominar a equipe que desenvolve esse trabalho seja em âmbito do município ou Estado, agradece a todos os que se envolveram nesta ação, agradece também á todos que por lá passaram e foram abordados onde na ocasião atenderam de pronto a solicitação e abordagem do profissional em questão.
Nosso muito obrigado!


quinta-feira, 6 de outubro de 2011



Já começa a se desenhar na Secretaria de Defesa Social, mais uma implementação do Programa PROSEV Escola/Comunidade.Dessa vez iremos á uma Comunidade da zona rural.Estamos todos anciosos.É a concretização de um sonho coletivo.Mestre, ( Charle 01), esperamos o Senhor!!Satisfação!!!!....Aguardem!!!!!!

Tudo se inicia com a reunião onde a tempestade de idéias vai dando forma às ações.O planejamento estratégico é iniciado e com certeza essa é uma das mais importantes fases do Programa, pois a integração começa dentro de casa e vai expandindo através da mobilização.É a gestão participativa.O processo é tão importante quanto o resultado.

"ESFORÇO INDIVIDUAL"

Você já pensou no valor do esforço individual? Uma demonstração desse valor foi realizada numa noite escura, sem estrelas, durante um comício patriótico no Coliseu de Los Ângeles. Havia cerca de cem mil pessoas reunidas no local, quando o presidente avisou que todas as luzes seriam apagadas. Disse que, embora ficassem na mais completa escuridão, não havia motivo para receio. Quando as luzes se apagaram e as trevas tomaram conta do ambiente, ele riscou um fósforo e perguntou à multidão "quem estiver vendo esta pequenina luz queira exclamar sim!" Um vozerio ensurdecedor partiu da assistência. Todos percebiam aquela minúscula chama. O silêncio se fez novamente e o homem falou "assim também fulgura um ato de bondade num mundo de maldade." E insistindo em suas idéias, lançou um desafio "vejamos agora o que acontece se cada um de nós acender um palito de fósforo." Num instante, quase cem mil minúsculas chamas banharam de luz a imensa arena, fruto da colaboração de cem mil indivíduos, cada um fazendo a parte que lhe tocava. Essa foi a maneira singela que um homem utilizou para despertar nos indivíduos o valor do esforço pessoal. Geralmente, na busca de soluções para os problemas, imaginamos que somente grandes feitos poderão ter um resultado eficiente. Quando olhamos uma imensa montanha, por exemplo, concluímos que muito trabalho foi preciso para que ela tomasse as dimensões que possui, mas nos esquecemos de que ela é formada de pequenos grãos de areia. Olhando o mundo sob esse ponto de vista, e fazendo a parte que nos cabe, em pouco tempo teríamos um mundo melhor. Mas se pensarmos que somos incapazes de mudar o mundo, mundo permanecerá como está por muito tempo. Todos nós temos valores íntimos a explorar. Todos nós temos condições de contribuir com uma parcela para a melhoria do mundo em que vivemos. Como pudemos perceber um palito de fósforo aceso, é capaz de derrotar as trevas. Pode ser uma pequena chama, mas a sua claridade é percebida à grande distância. Jesus falou das possibilidades individuais de cada um com a recomendação "brilhe a vossa luz." Assim, quando a situação se apresentar nublada em derredor, podemos acender a nossa pequena chama e romper com a escuridão. Não importa a situação em que estamos colocados, sempre poderemos fazer algo de bom em benefício de todos. Cada indivíduo é uma engrenagem inteligente agindo no contexto da máquina social. E a máquina somente funcionará em harmonia e atingirá seus objetivos se todas as peças cumprirem a parte que lhes cabe.

DO BLOG:Precisamos acreditar que se cada um fizer sua parte e essa parte for complemento de outra parte, com certeza conseguiremos manter sempre sob controle a violência e a criminalidade em nossa cidade.

COMUNIDADE, SEGURANÇA PÚBLICA E CULTURA


Fortalecer a aproximação com a Comunidade é extraordinariamente o ponto de partida para transformação da cultura de paz.Momentos como estes são valiosos e precisamos acreditar que poderão transformar o mundo.

ESPAÇO URBANO SEGURO: A SEGURANÇA PÚBLICA DE MÃOS DADAS COM A CULTURA

A quebra de paradígma hoje é uma realidade no contexto da Segurança Pública em Ceará - Mirim.
Norteados pela visão de que a integração é o caminho para se alcançar uma cidade mais segura, um serviço de Segurança Pública de mais qualidade a oerecer a toda a sociedade, a Secretaria de Defesa Social fortalece a aproximação entre instituições de Segurança, bem como fortalece a aproximação com demais órgãos governamentais e não - governamentais e as comunidades, desenvolvendo ações de resgate a cidadania, a cultura e o respeito a diversidade.




Um exemplo disso foi a implementação da 13ª edição do Projeto Boca da Noite no bairro de São Geraldo, neste domingo 02.10, na qual contou com a participação daquela comunidade e também de comunidades de seu entorno.


Foi um show de atrações onde os artistas, todos da terrinha dos verdes canaviais, deram sua contribuição para transsformar a quadra do bairro num Espaço Urbano Seguro.


Com a participação de crianças, jovens, adolescentes e também adultos, a noite foi de brilho, diversão e cor, atrelados a uma sensação de segurança plena, pois uma vez que ocupamos os espaços das comunidades com a própria comunidade esse mesmo espaço se torna acochegante, respeitoso e de educação.

Mas, nada disso seria possível se não houvessem as parcerias, a integração, o comprometimento, a vontade de aprender e também de ensinar e mais, a crença e o respeito no povo como um todo.


A Secretaria de Defesa Social, vem por intermédio dessa nota agradecer a todos que são integrantes da nossa Cultura por entender e aceitar as forças policiais trabalharem em conjunto e por acreditar que SEGURANÇA PÚBLICA E CULTURA PODEM ANDAR DE MÃOS DADAS NA BUSCA DA PAZ SOCIAL.


Agradecemos também, em especial, a Guarda Municipal que esteve o tempo todo engajado neste projeto, de forma direta e indiretamente.


Por fim, agradecemos a toda a Comunidade que se fez presente e dizer que sem ela o show não existiria.


Contem sempre conosco e vamos em frente transsformando cada bairro, cada comunidade, mais segura e voltada para o bem está social.





sábado, 1 de outubro de 2011

ESPAÇO URBANO SEGURO: A SEGURANÇA PÚBLICA DE MÃOS DADAS COM A CULTURA

É preciso que a comunidade exerça a sua cidadania ocupando os espaços coletivos de seu bairro,
resgatando a cultura do laser, da diversão, da educação, da busca pelo prazer nas pequenas e belas coisas.
Pensando nisso e querendo fortalecer uma cultura de paz, a Secretaria de Defesa Social e Cidadania, a Associação Cultural Engenho das Artes e a Companhia Loucarte de Ceará – Mirim,

Orgulhosamente Apresentam!



13ª EDIÇÃO DO PROJETO BOCA DA NOITE
Neste domingo, dia 02.10, apartir das 18h00min, na quadra do bairro de São Geraldo ao lado da Escola Municipal Dr. Augusto Meira.
Animação, palestra, artesanato e muita música ao vivo.
Vá e leve sua família!