sábado, 29 de outubro de 2011

Programa de Segurança e Prevenção à Violência será implantado neste domingo 30 de outubro na comunidade rural de Tabuão



A comunidade rural de Tabuão, interior de Ceará-Mirim, vai receber neste domingo 30 de outubro, as ações do Programa de Segurança e Prevenção à Violência-PROSEV.
A ação faz parte de um projeto realizado pela Prefeitura de Ceará-Mirim, idealizado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania.
O evento deste domingo marca a interiorização do projeto, com a chegada das ações do PROSEV às comunidades rurais do município.
Além de Tabuão, também serão beneficiadas as comunidades de: Massangana, Lagoa Grande, Oitizeiro e Raposa.
O PROSEV, é o Programa de Segurança e Prevenção à Violência nas Escolas e na Comunidade, desenvolvido pela SEDESC, tendo sua equipe técnica composta por Guardas Municipais, Policiais Civís e Militares, além da sociedade civil.
O Programa, que é norteado pelas diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas-SENAD, Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP e o Conselho Estadual de Entorpecentes-CONEM, objetiva atuar no enfrentamento da problemática das drogas e no controle das demais violências presentes, tanto na comunidade quanto na escola, através da adoção de estratégias e de ações integradas, direcionadas com ênfase às causas e aos agenciamentos.

Atuando nestas duas vertentes, escola/comunidade, o PROSEV busca realizar suas ações de maneira mais efetiva, visando realizar um diagnóstico situacional e identificar quais são as principais causas de violência tanto na comunidade assim como na escola, alcançando dessa forma, jovens, adolescentes, crianças e suas respectivas famílias.
Durante todo o período em que o projeto está sendo desenvolvido, acontecem diversas ações para a comunidade como: exposição de artesanato, oficina de desenhos, boca de palhaço, jogos recreativos, pula-cordas, corte de cabelo, entre outras.
Nesta ação na comunidade de Tabuão, haverá uma apresentação especial do Grupo Folclórico “Congo de Guerra” do mestre Tião, que de forma brilhante está sendo revitalizado por meio da Secretaria de Defesa Social de Ceará-Mirim, fruto de uma parceria com o pesquisador e historiador cearamirinense, Gibson Machado.
A ação tem início a partir das 8h se estendendo até às 12h, nas ruas e na escola da comunidade de Tabuão, e contará com a presença do prefeito Antônio Peixoto, do secretário de defesa social do município, Luciano Morais da Silva, demais secretários e auxiliares do governo, além de outros convidados.




Nenhum comentário: