Guarda Municipal


A Guarda Municipal de Ceará-Mirim foi criada através da Lei Municipal Nº 1.419 / 2004, de 11 de Junho de 2004. Desde 2005 a Guarda Municipal de Ceará-Mirim / GMCM vem atuando na segurança dos bens serviços e instalações do município, colaborando, em parceria, com a Polícia Militar na segurança pública dos munícipes, através das Rondas Ostensivas Municipais – ROMU.
Atualmente a GMCM tem um efetivo de 14 mulheres e 68 homens, totalizando 82 guardas. Este efetivo está distribuído entre ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e a segurança patrimonial, além do grupamento de fiscalização de trânsito e de transportes.
A GMCM possui sede própria, e tem um sua hierarquia a função de Comandante, Sub-comandante, Supervisores e GM’s Operacionais.
O organograma da GMCM foi atualizado e tem em sua composição o setor de trânsito, sendo a Guarda Municipal responsável, no momento, pela área de fiscalização no tocante as concessões, alvarás e pelo ordenamento do trânsito, pautados pelas leis municipais já existentes, estando aguardando  tão somente a municipalização do trânsito para expandir as suas atribuições nesta área.
A GMCM tem como seu comandante o GM José Lindomar Torres da Rocha Júnior.