quarta-feira, 30 de maio de 2012

ESTE É O EMBASAMENTO TÉCNICO QUE VEM NORTEANDO AS AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA NA CIDADE DE CEARÁ - MIRIM/RN.

MAIS DE 90% DOS GUARDAS MUNICIPAIS, POLICIAIS MILITARES E CIVIS DA CIDADE SÃO PROMOTORES NACIONAL DA FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.COM MUITO ORGULHO!!!!

Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas,
principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. Baseia-se na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemasrelativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Dessa forma, a polícia comunitária associa e valoriza dois fatores, que frequentemente são dissociados e desvalorizados pelas instituições de segurança pública e defesa social tradicionais: a identificação e resolução de problemas de defesa social com a participação da comunidade e a prevenção criminal. Esses pilares gravitam em torno de um elemento central, que é a parceria com a comunidade, retroalimentando todo o processo, para melhorar a qualidade de vida da própria
comunidade. Na referida parceria, a comunidade tem o direito de não apenas ser consultada, ou de atuar simplesmente como delatora, mas também participar das decisões sobre as prioridades das instituições de defesa social, e as estratégias de gestão, como contrapartida da sua obrigação de colaborar com o trabalho da polícia no controle da criminalidade e na preservação da ordem pública e defesa social.
A filosofia de polícia comunitária é uma estratégia organizacional que deve ser
conhecida e utilizada por todas as instituições que prestam serviço de defesa social e segurança pública à comunidade, que tem como objetivo promover uma cultura de paz social.

Nenhum comentário: