segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL IMPLEMENTA O PROSEV COMUNIDADE EM TABUÃO, ZONA RURAL DE CEARÁ - MIRIM


Foi neste dia 30.10, na comunidade de Tabuão, zona rural de Ceará - Mirim, que o Programa de Segurança e Prevenção à Violência na Comunidade, sendo este idealizado e operacionalizado pela Secretaria de Defesa Social, foi implementado naquela localidade.

A Secretaria de Defesa Social cumpriu mais uma de suas metas.Com total apoio da Comunidade local, a qual foi partícipe nesta implementação, levou a mensagem de que Segurança Pública se faz de forma integrada e principalmente pautada na prevenção.

Com ações de cidadania, a Secretaria de Defesa Social, busca fortalecer a prevenção à violência e a criminalidade, utilizando para tal fim, a articulação com a própria comunidade onde na ocasião foi de suma importância para o resgate da sua cultura local.

A implentação teve às 08h e término às 12h, na rua principal de Tabuão, bem como nas dependências da Escola Municipal.Foi uma manhã cheia de diversidade, onde contou com oficinas de desenho, pintura, artesanato, jogos recreativos, futebol mirim, volêy, corte de cabelo, manicure, boca de palhaço, atendimento médico.Contou ainda com a parte cultural, sendo esta realizada pelas apresentações da brilhante Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro que é parceira efetiva da Secretaria de Defesa Social e com apresentações locais como:Voz e violão e também poesia, bem como a tão esperada apresentação dos Congos de Guerra do Mestre Tião.


Foi um dos momentos de grande emoção na comunidade, pois o grupo Congos de Guerra estava sendo naquele momento reativado através da parceria entre Defesa Social e o Pesquisador Gibson Machado, que acreditam na premissa de que esse ato leva à todos a esperança de que a cultura fortalecerá a comunidade e será dada continuidade passando de geração para geração.

"Esse momento é muito gratificante para todos nós.Foi um verdadeiro trabalho de integração entre Secretaria e Comunidade.Depois de planejado agora estamos operacionalizando a implementação e para nós, que trabalhamos com Segurança Pública, com proximidade com a comunidade, fazer parte desse momento é bastante importante e vai nos ajudar a ajudar a comunidade.É preciso integrar cada vez mais, para juntos, controlar e prevenir a violência e a criminalidade".Disse o Dr. Luciano Morais, Secretário de Defesa Social do Município.


Ainda em sua fala, o Secretário agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância de plantar bons frutos, bem como, a importância que a comunidade tem, pois é ela que vai dá continuidade às ações sempre em conjunto com a Secretaria.

Outras metas também foram cumpridas pela Secretaria naquela ocasião.Uma delas foi a participação da primeira turma da Guarda Municipal que está se capacitando para melhor atender a sociedade Cearamirinense e aquele momento fazia parte da aula prática de duas disciplinas do Curso, são elas: "Ética, Direitos Humanos e Cidadania" e "Apropriação do Espaço Público", que ambas visam fortalecer os conhecimentos dos GM's no tocante a realidade local e sua atuação enquanto agente da segurança pública.



Nenhum comentário: