terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vale de encantos e riquezas!

Deu no blog "Cultura News"

Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais, na abertura do evento


Ontem conseguimos provar que a simplicidade e a criatividade conseguem reativar, revitalizar e ou resgatar, como queira chamar, os costumes de um povo!Segundo Luis da Câmara Cascudo (Grande folclorista brasileiro), Cultura popular “é a cultura tradicional e milenar que nós aprendemos na convivência doméstica. É aquela que até certo ponto nós nascemos sabendo. Qualquer um de nós é mestre, que sabe contos, mitos, lendas, versos, cantos, danças, superstições”. E, é esta cultura que carrega beleza e encantamento herdados de nossos índios, negros, portugueses, espanhóis, e árabes.


No ultimo domingo dia 30 de outubro de 2011, a Secretaria de Defesa Social e Cidadania em parceria com o pesquisador Gibson Machado Alves demonstrou carinho e afeto com a comunidade de Tabuão, implementando o Programa PROSEV NA COMUNIDADE que apartir desta data conta com uma atenção especial desta Secretaria, trabalhando a prevenção da criminalidade e afastando assim o jovem do estado de vulnerabilidade fator preocupante em nossa sociedade na oportunidade a secretaria através do PROSEV levou praquela comunidade; Corte de cabelo, Médico para consultas e exames, jogos parados, oficina de pintura, futebol Mirim e adulto, Banda de Música, manicure, parteiras e resadeiras, músicos, poetas e animadores com distribuição de pipocas e Picolés alem de lanches (Cachorro quente e Refrigerante) foi um domingo de festa como a muito não acontecia, estava estampada a felicidade no rosto de cada morador daquele lugar, satisfeitos com aquela ação de uma secretaria que veio pra fazer as coisas acontecerem através da cultura popular (Inteligentemente) nesse evento descobrimos vários talentos como escritores, compositores, cordelistas e romancistas, mas um dos maiores feitos foi a reativação dos congos de Guerra, ontem conseguimos ostentar a auto estima do mestre Tião Oleiro, foi emocionante ver o mestre olhar para a igreja do seu lugar e marejar seus olhos como que agradecesse a deus por tudo que estava acontecendo.


Mestre Tião, um homem de aproximadamente 97 anos mostrando que ainda não se cansou e que ao contrário de muitos, o mesmo não se cansa de movimentar a sua cultura.
E a Secretaria de Defesa Social e Cidadania não para por aí não, seu próximo passo será revitalizar o Boi de Matas, também em parceria com o pesquisador Gibson Machado Alves.


Essa secretaria é a mesma que implementou o programa PROSEV em Nova descoberta, São Geraldo e agora Tabuão, além de reativar uma das maiores riquezas culturais de nossa cidade a Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro que hoje nos orgulha novamente.







Nenhum comentário: