terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DEFESA SOCIAL

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL E GUARDA MUNICIPAL INTERAGEM COM A POLÍCIA FEDERAL NA BUSCA PELO FORTALECIMENTO DOS PROFISSIONAIS CADA VEZ MAIS QUALIFICADOS.

A Secretaria de Defesa Social em conjunto com Polícia Federal do Estado do Rio Grande do Norte, retomaram na tarde desta segunda – feira, 30 de janeiro, os encontros no sentido de finalizar o processo para emissão das carteiras funcionais referentes ao porte funcional de arma letal, (arma de fogo), para a Guarda Municipal.

O fortalecimento desta interação se deu por intermédio do DPF Darlan, responsável pelo SINARM, departamento responsável por todo o processo deste tipo de aquisição;

“É muito importante e gratificante para nós que fazemos a Secretaria de Defesa Social, a Guarda Municipal de Ceará – Mirim, poder interagir com uma instituição tão renomada quanto é a Polícia Federal. Sermos recebidos e com total atenção de todos que fazem a PF, é de extrema importância para todos nós, pois sabemos a honradez com que as atividades aqui são desenvolvidas.” Disse o Secretário Dr. Luciano Morais.

Na ocasião, o DPF Dr. Darlan, ressaltou a importância de se cumprir todos os requisitos e frisou o contentamento em saber que todos os procedimentos cabíveis foram executados de forma correta e que em breve estará totalmente concluído o processo final de emissão do porte funcional para a Guarda Municipal de Ceará – Mirim.

O que falta agora é tão somente trâmites burocráticos, pois foi apresentada toda a documentação, inclusive o plano de ações e metas que a instituição requerente tem por obrigação construir e apresentar a PF e que está dentro do esperado.

“Outro ponto bastante importante desse encontro é o fortalecimento da integração entre as instituições. Foi poder sentir o respeito que outras instituições, neste caso, a PF, têm pelo município de Ceará – Mirim, pela Secretaria de Defesa Social, pela Guarda Municipal, isso muito nos lisonjeia”, disse ainda, o Secretário.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DEFESA SOCIAL

BLITZ EDUCATIVA

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL, GUARDA MUNICIPAL, (EQUIPE DO TRÂNSITO), POLÍCIA MILITAR, CPRE, DETRAN RN, (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO).

Foi realizado neste dia 27 de janeiro nas proximidades do mercado central do município, a Blitz Educativa, Trânsito na PAZ, sendo esta uma ação integrante do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, que o DETRAN operacionaliza.

A Secretaria de Defesa Social buscou parceria no intuito de mobilizar a população, chamando a atenção para as questões de prevenir acidentes no Trânsito e contou com o total apoio do DETRAN, na pessoa da Senhora Lígia, Coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito. Outro objetivo desta ação, com a vinda do DETRAN, foi a questão do planejamento para as próximas ações, incluindo a sinalização total da cidade, uma vez que a mesma está em processo de municipalização do seu trânsito.

Outro ponto bastante importante desta ação foi o trabalho integrado das forças de segurança no município. ”Isso é mais uma prova de que o trabalho integrado e planejado obtém resultados mais que positivo e assim quem sai ganhando é a população.” Disse o Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais, na ocasião em que recepcionou todas as equipes envolvidas na ação.

A Blitz se deu no horário das 10h às 11h30min, e aconteceu de forma ordeira e totalmente positiva, tanto na avaliação da Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, CPRE, como também do DETRAN.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DEFESA SOCIAL

GUARDA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM RECEBE ORIENTAÇÕES SOBRE A CAPACITAÇÃO COPA 2014

A Secretaria de Defesa Social promoveu na manhã deste dia 25 de janeiro, às 08h no auditório Orione Barreto, a primeira reunião geral da Guarda Municipal juntamente com a Secretaria de Defesa Social neste ano de 2012.

A reunião teve como objetivo geral, o fortalecimento da integração desses profissionais, bem como para tratar de assuntos inerentes a Capacitação Copa 2014, cujo ciclo 24 dos Cursos à distância teve suas inscrições com início neste dia 26.01. Na ocasião foi repassado para todo o efetivo presente da Guarda Municipal as orientações advindas da SENASP, bem como os critérios estabelecidos para o cumprimento do chamamento feito pelo Ministério da Justiça/SENASP/DEPAID, no último dia 16 de janeiro, onde foi solicitado o envio dos selecionados para preenchimento das 26 vagas dos cursos EAD/SENASP Módulo Academia, para capacitação da Copa 2014 e recebimento do Certificado Copa.

“É muito importante e nos deixa muito feliz, poder realizar reuniões onde é possível repassar informações sendo estas frutos de um grande trabalho. Refiro-me principalmente ao chamamento do MJ/SENASP/DEPAID, para a participação do nosso município, através da Secretaria de Defesa Social e seu órgão operacional que é a Guarda Municipal, no grande evento que será a Copa 2014. O mais importante nisso tudo é a oportunidade de adquirir mais e mais conhecimentos e poder trabalhar de forma cada vez mais capacitado, (a)”. Disse o Secretário de Defesa, Dr. Luciano Morais.

O momento também foi de extrema importância, pois foi entregue a cada Guarda Municipal, “Algemas”, sendo este material proveniente do convênio com o Ministério da Justiça/SENASP. “Com isso a Secretaria de Defesa Social vai executando as ações e cumprindo as etapas do Convênio com a SENASP”. Afirmou o Secretário.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DEFESA SOCIAL

GUARDA MUNICIPAL DE CEARÁ – MIRIM RECEBE CHAMAMENTO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA /SENASP-DEPAID, PARA CAPACITAÇÃO DA COPA 2014.

Neste dia 16 de janeiro, a Secretaria de Defesa Social foi contactada pela Equipe de Trabalho do Projeto de Capacitação para a Copa do Mundo 2014, do Ministério da Justiça – SENASP – DEPAID, a fim de informar que estava disponibilizando para a Guarda Municipal de Ceará – Mirim, 26 vagas para os Cursos EAD, (Educação à distância), da SENASP, no módulo “Academia”, no intuito de preparar o efetivo para atuar no evento Copa 2014.

Esse contato faz parte da execução das ações planejadas noI Encontro Técnico de Gestores de Educação das Guardas Municipais para as ações de capacitação para a copa do mundo de 2014”, o qual aconteceu na Capital Federal nos dias 22 e 23 de novembro de 2011, que contou com a presença de um representante da Guarda Municipal de Ceará – Mirim, sendo uma das três instituições contempladas no Estado do Rio Grande do Norte e que teve como finalidade estabelecer a malha curricular das ações de capacitação para a Copa de 2014, direcionado as Guardas Municipais das cidades que serão impactadas pelo evento, onde foram abordados os assuntos referentes a capacitação, visando a homogeneização dos procedimentos de atuação.

Esses cursos serão à priori, na modalidade à distância, seguido dos cursos presenciais, onde a Guarda Municipal de Ceará – Mirim, terá a oportunidade de formar seu próprio corpo de instrutores, multiplicadores e especialistas, os quais irão atuar na capacitação dos demais integrantes da GMCM. Ao final da capacitação, os profissionais receberão um CERTIFICADO COPA, e estarão aptos a atuar no grande evento mundial de 2014.

Os cursos nos quais os Guardas irão se capacitar são:

· Curso de Introdução à Inteligência;

· Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial;

· Sistema de Comando de Incidentes – SCI;

· Técnicas e Tecnologias Não Letais;

· Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;

· Filosofia de Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial;

· Emergêncista Pré-Hospitalar 1 e 2;

· Inglês 1 e 2;

· Espanhol 1 e 2;

· Libras;

· Uso diferenciado da Força;

· Outros.

A grade curricular é estendida também às demais instituições de Segurança Pública e visa integrar a formação dos seus agentes para atuarem dentro e fora de suas instituições afins.

“Ficamos muito lisonjeados, pois dentre os municípios do Estado do Rio Grande do Norte e que contem Guardas Municipais, nós somos um dos três municípios contemplados com o projeto que nos proporciona interagir diretamente com o Ministério da Justiça/SENASP e isso é fruto de um fortalecimento do trabalho que vem sendo realizado na nossa cidade pela Secretaria de Defesa Social através do nosso braço operacionalizador que é a Guarda Municipal”. Disse o Dr. Luciano Morais, Secretário de Defesa Social do Município.

O Ciclo terá inicio no dia 28 de fevereiro, com cursos de 40 e 60 horas/aula.

No próximo dia 25 de janeiro, a Secretaria de Defesa Social se reunirá com todo o efetivo da Guarda Municipal para socializar as informações e traçar as metas a serem executadas, no intuíto de cumprir as orientações advindas do Ministério da Justiça/SENASP/DEPAID.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL FORTALECE A PARCERIA COM A BANDA DE MÚSICA TENENTE DJALMA RIBEIRO

Aconteceu neste dia 17 de janeiro do ano em curso, na atual Sede da Banda de Música, o primeiro encontro deste ano que se inicia, entre a Secretaria de Defesa Social e os integrantes da Banda de Música Ten. Djalma Ribeiro, a fim de discutirem e traçarem as novas metas a serem alcançadas neste ano de 2012.

Nos mesmos moldes do planejamento estratégico realizado dentro da Defesa Social, através de uma Gestão Democrática, na qual o planejamento é feito a quatro mãos, o Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais, repassou para os músicos presentes a importância que todos têm no contexto cultural da cidade, bem como a importância que a Banda de Música tem dentro do contexto da Defesa Social, pois é um órgão que pode contribuir e muito dentro da esfera educacional de crianças, jovens e adolescentes, resgatando e também evitando que os mesmos enveredem pelo mundo da violência e da criminalidade, pois a Banda colocará em prática as ações de cidadania, no momento em que, através de seus músicos, despertarem e ensinarem a estes públicos alvos a arte da música.

“A Banda de Música Ten. Djalma Ribeiro tem uma importância de grande magnitude no nosso município e ela não se resume apenas em ensaios e tocatas, mas pode realizar um grande trabalho social no momento em que vai às comunidades, desperta nelas o interesse pela música e os ensina. Dessa forma a Banda estará contribuindo para fortalecer sua cultura musical e criar novas gerações de músicos”. Disse o Secretário, Dr. Luciano Morais.

Foi um momento bastante salutar, pois foi feito um balanço, principalmente dos últimos meses, nos quais a Secretaria de Defesa Social esteve junto da Banda e em conjunto, participaram de vários eventos e começaram a construir uma nova trajetória para essa tão brilhante instituição presente no município.

“O diálogo foi algo fundamental para o sucesso desta parceria. Ouvi-los, foi realmente importante, pois ninguém melhor que eles pra saber o que poderá ser feito de melhor pra que a instituição cresça e fortaleça os laços com a sociedade e dessa forma, eles, os próprios músicos passam a ter o senso maior de responsabilidade com sua real missão e passam a construir e também a participar do planejamento geral”, complementa o Secretário.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

DEFESA SOCIAL





Programa de Segurança e Prevenção à Violência


O QUE É O PROSEV?

É o Programa de Segurança e Prevenção à Violência na Escola e na Comunidade, o q u a l f oi idealizado pela Secretaria de Defesa Social, que tem uma equipe técnica composta por Guardas Municipais, Policiais Militares, Policiais Civis e Sociedade Civil. O programa é norteado pelas diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD, Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e o Conselho Estadual de Entorpecentes –CONEM e apresenta uma proposta para o desenvolvimento de estratégias e ações contínuas de enfrentamento da problemáticadas violências, com ênfase nas drogas.


OBJETIVO GERAL

Atuar no enfrentamento da problemática das drogas e no controle das demais violências presentes, tanto na comunidade como na escola, através da adoção de estratégias e de ações integradas direcionadas com ênfase às causas e/ou aos agenciamentos.


ESCOLA & COMUNIDADE

Buscando realizar suas ações de maneira mais efetiva, o PROSEV atua nestas duas vertentes, Comunidade e Escola, visando realizar um diagnóstico situacional e identificar quais são as principais causas de violência, tanto na comunidade como na escola, alcançando assim, jovens, adolescentes, crianças e suas respectivas famílias.


METODOLOGIA

Para atuar no enfrentamento das drogas e na prevenção e controle da violência será utilizada uma metodologia de intervenção pautada na conscientização dos envolvidos no cotidiano escolar, seja direta ou indiretamente, através de mecanismos impactantes. Binólogo “Diário de um Viciado”.Contextualização das possíveis violências no contexto escolar ou na comunidade. Narração de “A Ratoeira” (traz a mensagem de que em comunidade, o problema de um é problema de todos. Por fim é aplicado, pelos docentes, um questionário aos alunos o qual visa a dar início ao diagnóstico. Com a comunidade, é realizado uma interação com o conselho comunitário local para identificação de valores culturais locais.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL, PROSEV E O ENFRENTAMENTO, CONTROLE E PREVENÇÃO ÀS DROGAS.

A Secretaria de Defesa Social, dando continuidade ao seu planejamento estratégico, fortalecerá suas ações do PROSEV, (Programa de Segurança e Prevenção à Violência), na Escola e na Comunidade, no intuito, principalmente, de atuar no enfrentamento, controle e na prevenção da violência e da criminalidade, com ênfase nas Drogas.

A problemática “Drogas” é uma das mais complexas existentes, principalmente, nos últimos tempos na sociedade como um todo e por isso exige que toda e qualquer intervenção, (seja no campo da redução de danos, tratamento, prevenção, reinserção social e repressão qualificada), aconteça de forma conjunta entre governo sociedade, partilhando responsabilidades na busca das alternativas que levem tanto a uma melhor compreensão e dimensão do problema, bem como à busca por um cenário de tranqüilidade para toda sociedade como um todo.

Para tanto, a Secretaria de Defesa Social, está concluindo todos os trâmites necessários para a implementação e atuação contínua do COMAD, (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas), que reunirá em sua composição, representantes de instituições governamentais e não-governamentais, (sociedade civil organizada), como determina a SENAD/MJ, (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas/Ministério da Justiça), sendo esta composição paritária, onde juntos, poder público e sociedade, trabalharão norteados pelo PROSEV e assim fomentarão suas ações as quais buscam atuar nas causas que levam ao crescimento da criminalidade e da violência, neste caso, instaurado pela problemática das Drogas.

“É preciso buscar instrumentos que possam nos ajudar a trabalhar essa problemática. É preciso se fazer um trabalho integrado, órgãos governamentais, não – governamentais e sociedade em geral, afim de que possamos nos fortalecer e assim enfrentar o problema das Drogas voltado para suas causas e suas conseqüências”, disse: o Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais.

A Secretaria de Defesa Social trabalha acreditando sempre na integração, nas parcerias e no fortalecimento das ações e para tal, o trabalho é pautado pela seguinte máxima:

“Os quatro passos para alcançar a meta: planejar com cuidado, organizar com fé, conduzir-se com segurança e prosseguir com constância".

William ArthurWard

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PROGRAMA DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA/PROSEV COMUNIDADE, SERÁ IMPLEMENTADO NAS COMUNIDADES LITORÂNEAS DO MUNICÍPIO DE CEARÁ – MIRIM.

A Secretaria de Defesa Social inicia suas atividades, do ano de 2012 voltada para mais uma implementação do Programa de Segurança e Prevenção à Violência/PROSEV COMUNIDADE.

Dessa vez o programa será implementado na área litorânea do município, que compreende as praias de Muriú, Jacumã e Porto Mirim, mais precisamente em Muriú, tendo em vista que a mesma abrange uma maior população em relação às demais, além de fazerem parte das comunidades a serem atendidas pelo programa, como parte da execução do convênio entre Prefeitura e SENASP/Ministério da Justiça.

A Defesa Social começa com o planejamento interno sendo este estratégico e que visa o mapeamento geral da área para que a execução do programa seja difundido, sendo este parte de todo um processo de identificação local e também cultural da área para fins da referida implementação.