Neste dia 16 de janeiro, a Secretaria de Defesa Social foi contactada pela Equipe de Trabalho do Projeto de Capacitação para a Copa do Mundo 2014, do Ministério da Justiça – SENASP – DEPAID, a fim de informar que estava disponibilizando para a Guarda Municipal de Ceará – Mirim, 26 vagas para os Cursos EAD, (Educação à distância), da SENASP, no módulo “Academia”, no intuito de preparar o efetivo para atuar no evento Copa 2014.
Esse contato faz parte da execução das ações planejadas no “I Encontro Técnico de Gestores de Educação das Guardas Municipais para as ações de capacitação para a copa do mundo de 2014”, o qual aconteceu na Capital Federal nos dias 22 e 23 de novembro de 2011, que contou com a presença de um representante da Guarda Municipal de Ceará – Mirim, sendo uma das três instituições contempladas no Estado do Rio Grande do Norte e que teve como finalidade estabelecer a malha curricular das ações de capacitação para a Copa de 2014, direcionado as Guardas Municipais das cidades que serão impactadas pelo evento, onde foram abordados os assuntos referentes a capacitação, visando a homogeneização dos procedimentos de atuação.
Esses cursos serão à priori, na modalidade à distância, seguido dos cursos presenciais, onde a Guarda Municipal de Ceará – Mirim, terá a oportunidade de formar seu próprio corpo de instrutores, multiplicadores e especialistas, os quais irão atuar na capacitação dos demais integrantes da GMCM. Ao final da capacitação, os profissionais receberão um CERTIFICADO COPA, e estarão aptos a atuar no grande evento mundial de 2014.
Os cursos nos quais os Guardas irão se capacitar são:
· Curso de Introdução à Inteligência;
· Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial;
· Sistema de Comando de Incidentes – SCI;
· Técnicas e Tecnologias Não Letais;
· Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
· Filosofia de Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial;
· Emergêncista Pré-Hospitalar 1 e 2;
· Inglês 1 e 2;
· Espanhol 1 e 2;
· Libras;
· Uso diferenciado da Força;
· Outros.
A grade curricular é estendida também às demais instituições de Segurança Pública e visa integrar a formação dos seus agentes para atuarem dentro e fora de suas instituições afins.
“Ficamos muito lisonjeados, pois dentre os municípios do Estado do Rio Grande do Norte e que contem Guardas Municipais, nós somos um dos três municípios contemplados com o projeto que nos proporciona interagir diretamente com o Ministério da Justiça/SENASP e isso é fruto de um fortalecimento do trabalho que vem sendo realizado na nossa cidade pela Secretaria de Defesa Social através do nosso braço operacionalizador que é a Guarda Municipal”. Disse o Dr. Luciano Morais, Secretário de Defesa Social do Município.
O Ciclo terá inicio no dia 28 de fevereiro, com cursos de 40 e 60 horas/aula.
No próximo dia 25 de janeiro, a Secretaria de Defesa Social se reunirá com todo o efetivo da Guarda Municipal para socializar as informações e traçar as metas a serem executadas, no intuíto de cumprir as orientações advindas do Ministério da Justiça/SENASP/DEPAID.
Nenhum comentário:
Postar um comentário