sábado, 14 de abril de 2012

DEFESA SOCIAL amplia o "PROSEV ESCOLA" , (Programa de Segurança e Prevenção à Violência na Escola), e mais nove escolas serão atendidas pelo programa.



Mais nove escolas da rede municipal de ensino serão atendidas pelo PROSEV Escola, o Programa de Segurança e Prevenção à Violência na Escola.

O programa já foi implenetado nas escolas, Dr. Augusto Meira e Mário Pinheiro, onde estão em fazes mais avançadas de execução, estando no processo contínuo de acompanhamento e avaliação das ações ora já implementadas.

A ampliação do programa faz parte da execução do convênio entre Prefeitura Municipal e o Ministério da Justiça/SENASP, o qual é operacionalizado pela Guarda Municipal, que forma o corpo técnico da Secretaria de Defesa Social e vai atender o quantitativo geral de 6.220, crianças, jovens e adolescentes, dos turnos matutino e vespertino tanto da zona urbana, rural e também da área litorânea do município.

O PROSEV tem como objetivo geral, atuar no enfrentamento da problemática das drogas e no controle das demais violências presentes na escola e na comunidade, através de estratégias e de ações integradas direcionadas com ênfase às causas e/ou agenciamentos.

Sempre primando pela integração o programa busca trabalhar a prevenção sendo norteado por dados estatísticos e diagnóstico situacional do local a ser trabalhado, fortalecendo assim a Segurança Pública nas comunidades do município como um todo.

Nesta segunda - feira, 16.04, o programa chegará até a Escola Maria Ester Paiva em Massangana, onde começará sua implentação a partir de sua apresentação ao corpo docente da escola, onde se dará início ao diagnóstico situacional do local e em seguida, no dia 19.04, será realizado a implentação geral que atingirá o público alvo que são os alunos, os quais serão apresentados ao programa e envolvidos no processo pela busca da prevenção e do controle da violência no contexto escolar.

Estes são apenas os primeiros passos do programa uma vez que ele é voltado para a sustentabilidade e dessa forma fará parte do cotidiano escolar da comunidade atendida.

Nos turnos noturnos o PROSEV Escola segue com ações de patrulamento ostensivo preventivo e com isso prima pela identificação das probemáticas para planejamento de ações voltadas para o controle das violências presentes no local.

Nenhum comentário: