terça-feira, 22 de março de 2011

Guarda Municipal realiza trabalho voluntário com ênfase na prevenção no distrito de Coqueiros


Prevenção, esta é a palavra de ordem para quem deseja uma segurança publica mais efetiva, onde a prioridade é fazer com que os órgãos de segurança cheguem a frente do problema, visando assim a diminuição dos casos em que a repressão seria necessária.

É neste contexto que um guarda municipal vem realizando um trabalho voluntário no distrito de coqueiros. O GM Nicácio, que atualmente trabalha no grupamento de trânsito da Secretaria de Defesa Social e Cidadania, duas vezes por semana oferece aulas de futebol de campo para as crianças da comunidade. As aulas são realizadas no campo de futebol do Santos de Coqueiros, e reúne cerca de 42 crianças que poderiam estar na ociosidade, mas estão praticando atividades esportivas que é um canal positivo para a prevenção a violência.

“Se não preparamos atletas para o futebol, preparamos homens para a vida”, comenta o GM Nicácio, que fala de maneira entusiasmada das crianças daquela comunidade.

“Aproximar a comunidade dos agentes de segurança pública é um dos princípios da Filosofia de Polícia Comunitária, e esta prática realizada no distrito de coqueiros faz com que alguns tabus sejam quebrados, onde alguns ainda pensam que o agente de segurança pública é visto apenas como “truculento ou repressor”, mas no atual contexto de segurança pública precisamos pensar em segurança pública de maneira cidadã, onde os agentes estão próximos da sociedade, e esta parceria possibilitará uma segurança mais efetiva”, diz o Secretário de Defesa Social e Cidadania de Ceará-Mirim, Luciano Morais.

Nenhum comentário: