segunda-feira, 21 de março de 2011

ORDENAMENTO DO TRÂNSITO II



Já é visível a satisfação da sociedade cearamirinense em relação à questão do ordenamento do trânsito nas imediações da Escola General João Varela/SECAT, na rua principal da cidade.

O trabalho está surtindo o efeito desejado, que é o ordenamento do trânsito naquele local, contribuindo assim, para o descongestionamento e prevenindo acidentes.

Nos últimos dias foi intensificado o trabalho para que seja disseminada a prática de se atravessar na faixa de pedestre. Trabalhar as questões de trânsito é bastante complexo e exige uma grande habilidade por parte dos responsáveis por implementar um trabalho de ordenamento, pois não se tem o hábito da travessia nos devidos lugares e isso é um processo de educação do cidadão.

Mas, esse exercício da cidadania, no tocante ao trânsito está sendo amplamente trabalhado pela Secretaria de Defesa Social, através, principalmente de seus operadores da segurança pública que tem orientado o cidadão a usufruir das ferramentas de segurança que o cenário do trânsito lhes proporciona, como por exemplo: a faixa de pedestre. Atravessar na faixa é a forma mais segura de se chegar onde pretende, ou seja, no outro lado. Essa é uma frase que usamos sempre para mostrar de forma descontraída aos cidadãos, e principalmente as crianças, que é preciso obedecer as “regras”, que é preciso ser responsável, para que cada um proteja a si mesmo e aos demais.

Estamos no início desse trabalho de ordenamento, que, diga-se de passagem, é bastante complexo, pois trânsito é uma questão também de educação de conscientização de seus direitos e deveres, seja como pedestre, seja como motorista, ambos são preciso fortalecer a consciência de que todos são responsáveis por seus atos e se cada um se preocupar em agir respeitando o direito a vida, a liberdade e o respeito para com o seu semelhante, se consegue alcançar os objetivos que neste caso, são comuns a todos, o direito de ir e vir com segurança.

“Mas esse avanço não seria possível, se não tivesse a colaboração da sociedade. Dessa forma a Secretaria de Defesa Social como um todo e principalmente os Operadores da Segurança Pública que atuam diretamente no ordenamento do trânsito, agradece a todos pela colaboração, a confiança e o respeito que todos nos têm ofertado, pois assim, é possível por em prática os conhecimentos adquiridos em prol de um trânsito mais seguro”. (Reconhecimento e Agradecimento do Secretário de Defesa Social, juntamente com os Operadores da Segurança Pública, à sociedade em geral).

Nenhum comentário: