quarta-feira, 16 de março de 2011

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA CIDADANIA NO BAIRRO NOVA DESCOBERTA

A Violência é um fenômeno complexo, que não tem causa única, mas sim uma multiplicidade de fatores. Tanto a violência como a criminalidade são palavras que, infelizmente, estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, em todo e qualquer lugar.
Dessa forma e, norteados pelo conhecimento técnico; científico e também pelo dia-a-dia das ações ora enfrentadas na área da segurança pública, a Secretaria de Defesa Social, através de seu Gestor responsável, de seu corpo técnico e de seu braço operacionalizador das ações da Segurança a nível de município (a Guarda Municipal), implementou neste último domingo, dia 27 de fevereiro do ano em curso, no bairro de Nova Descoberta, mais precisamente no CRAS urbano, no horário das 08h às 12h, o PROSEV Comunidade, um programa que tem como objetivo geral atuar no enfrentamento do uso indevido de drogas e no controle das demais violências presentes na comunidade, através da adoção de estratégias e de ações integradas direcionadas principalmente às causas.

O planejamento foi fundamental para o sucesso da implementação do programa, pois a integração entre a Secretaria de Defesa Social e a Comunidade, através de seu conselho, resultou no fortalecimento e numa maior aproximação da sociedade com os órgãos de Segurança Pública, sendo isso um diferencial mais que positivo na busca da paz social. Identificar as riquezas culturais existentes naquela comunidade, proporcionar a todos, crianças, jovens e adultos a oportunidade de interagir é fundamental para que a Secretaria de Defesa Social consiga construir o diagnóstico situacional de cada comunidade, sendo na oportunidade, a Comunidade de Nova Descoberta.
Abordar assuntos como drogas, violência, saúde, relações interpessoais entre outros, de forma dinâmica, lúdica e principalmente, através do trabalho da própria comunidade, cuja riqueza cultural é grande e diversificada, assim como outras comunidades do município, proporciona ao programa alcançar a eficiência e a eficácia das ações a serem implementadas no bairro, uma vez que há uma continuidade, sendo essa, desenvolvida á medida que o diagnóstico situacional vai tomando corpo.
Além da Comunidade, a Defesa Social contou também com as parcerias das demais secretarias do poder executivo, tais como: Assistência Social, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer, Urbanismo entre outras. A manhã foi totalmente tomada por apresentações culturais, jogos de futebol, vôlei, corrida de saco, pula corda, bambolê, palhaços, exposição e oficina de artesanato, distribuição de pipocas e picolés para a criançada.
Outro ponto que podemos destacar na implementação do programa é a interação dos Gestores com a comunidade, pois na busca pela paz social toda e qualquer aproximação que contribua para o fortalecimento da confiança mútua entre os indivíduos é de fundamental importância para o alcançar dos objetivos.
“Desmistificar a idéia de que as forças policiais só podem trabalhar na repressão é um dos objetivos do programa, uma vez que a prevenção é fundamental pra controlar o cenário da violência e da criminalidade em todo e qualquer lugar”, destacou o Secretário de Defesa Social do município, Sr, Luciano Morais da Silva.
Ainda em sua fala, o Secretário destacou a importância das parcerias, tanto com a comunidade como demais parceiros envolvidos direta e/ou indiretamente no programa, para se alcançar as metas. ”Mas, sem vocês, isso aqui não seria possível, enfatizou o Sr. Luciano Morais, quando se referiu, principalmente, a Comunidade.
Ao falar para os presentes, Excelentíssimo Senhor Prefeito, Antonio Marcos de Abreu Peixoto, enfatizou a grande relevância que ações desse tipo proporcionam numa comunidade, uma vez que a prevenção é fundamental no contexto da Segurança Pública.
Por fim, e aproveitando o espaço, a Secretaria de Defesa Social agradece a todos que, direta, e/ou indiretamente, contribuíram para a implementação do PROSEV Comunidade e espera que esse momento seja o primeiro de muitos que hão de vir para ajudar a prevenir, controlar e enfrentar a problemática da violência e da criminalidade no município de Ceará – Mirim.
“Os quatro passos para alcançar a meta: planejar com cuidado, organizar com fé, conduzir-se com segurança e prosseguir com constância”
                                                                       William Arthur Ward
Veja mais fotos:



2 comentários:

Ass. de Comunicação disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Estive no evento e achei muito boa a iniciativa da Secretaria, pois foi um momento diferente no bairro e o melhor foi que tudo ocorreu em conjunto com a comunidade.
Parabéns!