terça-feira, 10 de maio de 2011

Qualidade no Atendimento a Sociedade





Na manhã desta sexta-feira, 6 de maio, a Guarda Municipal de Ceará - Mirim recebeu, em sua sede, a visita do Psicólogo do CAPS, Sr. Rodrigo Costa de Oliveira.

Visando uma melhor qualidade no atendimento a sociedade, o Sr. Rodrigo falou sobre as conseqüências da dependência química e sua relação com a segurança pública, pois, um paciente dependente químico, que está em tratamento, pode causar problemas para os agentes da segurança pública, e estes agentes devem saber como atuar nestes casos, por isso a importância deste encontro entre, CAPS e GMCM.

O CAPS é o Centro de Atenção Psicosocial, e tem entre seus objetivos, integrar outros segmentos da sociedade para uma melhor qualidade de vida, tanto de seus pacientes, como também da população em geral. O objetivo do CAPS é fazer com o seu paciente possa retornar a uma vida normal na sociedade, isso através do espaço que lhe é oferecido, com a participação em oficinas, atividades sócio educativas, acompanhamento terapêutico e ainda mais, o ambiente do CAPS procura fazer com que o paciente sinta-se em casa, em família, e não em um hospital. Um dos problemas para a reabilitação desses pacientes é justamente a descriminação que eles sofrem ao estarem fora do CAPS, pois enquanto no tratamento eles recebem apoio, estão sendo apoiados, na comunidade são recriminados de alguma forma.

O encontro, que foi realizado com a equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), também foi marcado pelas trocas de experiências entre as instituições (CAPS e GMCM), pois foram relatadas, pelos próprios GM’s algumas ocorrências com pacientes psiquiátricos, e a partir daí, realizado estudos de casos para que o atendimento possa ser a cada dia melhorado, principalmente ao se tratar ocorrências desta natureza.

O Sr. Rodrigo informou ainda que a idéia deste encontro é de fornecer um minicurso para os agentes de segurança pública de nosso município, principalmente a Guarda Municipal, por estarem mais próximos as comunidades, onde serão repassadas informações mais técnicas aos agentes, como por exemplo, os transtornos psíquicos, onde há três linhas de alteração: Idéia e pensamento; de humor e de Personalidade. A idéia é que a GMCM possa saber realizar um breve diagnóstico do paciente e assim empregar melhor suas ações.

Encerrando o encontro, ainda foi falado sobre a importância de um acompanhamento psicológico aos agentes da Guarda Municipal, “vocês entram em contato com o melhor e o pior das pessoas, vivem em um nível elevado de stress, e tudo isso são fatores de risco para eventuais problemas de ordem psicológica no futuro, eis aí a importância de um acompanhamento psicológico”, citou o psicólogo do CAPS, Sr. Rodrigo Costa de Oliveira, que agradeceu ter sido recebido de portas abertas na Guarda Municipal e citou que seria proveitoso encontros mensais com todo o efetivo da GMCM.

“Este encontro e futuramente este curso irá melhorar ainda mais o nosso atendimento ao público, pois nós, que estamos no serviço diário, passamos por algumas ocorrências dessa natureza, por isso, este encontro e esta capacitação será de grande proveito para nossa instituição”, falou o Supervisor da GMCM, GM Oziel Evangelista, responsável pelo serviço operacional diário.

Nenhum comentário: