quinta-feira, 5 de maio de 2011

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL PARTICIPA, EM BRASÍLIA, DO Iº SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RISCOS E DESASTRES NA ÁREA DA DEFESA CIVIL.


No último mês de abril do corrente ano, o Dr. Luciano Morais, Secretário de Defesa Social, participou do evento internacional voltado para a área de Defesa Civil.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília e contou com a participação de vários representantes da área de Defesa Civil, da esfera Estadual e Municipal do país. O vento contou também com a participação de representantes de outros países, onde na ocasião, mostraram várias experiências bem sucedidas na área da Defesa Civil com ênfase nas ações preventivas.

No primeiro dia dos trabalhos, o qual foi destinado às apresentações das experiências, no decorrer do evento todos os Gestores Municipais que se fizeram presentes foram convidados para uma grande reunião onde discutiram de forma rápida e objetiva alguns pontos relacionados à gestão de recursos oriundos da pasta de defesa civil e que é um problema grande, pois o ente federado só repassa os recursos aos municípios quando os desastres acontecem, isso quando repassam, e gera um grande entrave na política de gestão de defesa civil eficiente e eficaz que se procura atingir hoje em todo o mundo.

A grande discussão neste evento foi levar a todos a refletir sobre a importância de se trabalhar a prevenção, pois os desastres vão acontecer e é preciso que os Estados e os Municípios estejam preparados para que os resultados sejam mitigados, ou seja, é preciso trabalhar voltados para que os estragos sejam de menor proporção e que assim, não se venham a ter tragédias como às últimas acontecidas aqui no Brasil, por exemplo. Disse: o Secretário de Defesa Social, Dr. Luciano Morais.

O segundo dia foi totalmente voltado para as câmaras temáticas onde vários assuntos foram abordados, inclusive a questão das Coordenadorias e/ou departamentos de defesa civil nos municípios, a mobilização de toda a população. Outro tema também bastante discutido foram as epidemias, com ênfase na questão da Dengue, relatou o Dr. Luciano.

”Isso nos proporcionou um maior conhecimento sobre o assunto e nos deu embasamento para planejar ações voltadas para essa problemática”, enfatizou o Secretário.

“Ceará – Mirim, foi o único município da região metropolitana e da região do mato grande que se fez presente no evento. Esse fato tem seu lado positivo, que foi o de que realmente se busca qualidade no desenvolver de ações para a cidade, mas tem um lado negativo, que é saber que a nova filosofia de ações voltadas para a defesa civil ainda é desconhecida nos municípios mais próximos de Ceará – Mirim e isso ainda é um problema, pois as palavras-chave eram: INTEGRAÇÃO E PREVENÇÃO”, finalizou o Secretário.
























Nenhum comentário: