quinta-feira, 5 de maio de 2011

SEGURANÇA PÚBLICA






PROSEV Escola (PROGRAMA DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA NA ESCOLA) É IMPLEMENTADO NA E. M. MÁRIO PINHEIRO, NA COMUNIDADE DE NOVA DESCOBERTA.

A Secretaria de Defesa Social, através do seu braço operacionalizador das ações de segurança pública e de defesa social no município, a Guarda Municipal, implementou neste dia 04 de maio o PROSEV Escola na comunidade de Nova Descoberta, mais precisamente na E.M. Mário Pinheiro.

O Programa foi idealizado pela equipe Técnica da Secretaria de Defesa Social, a qual é composta por Guardas Municipais, Policiais Militares e Civis, e profissional da Arte e Cultura do nosso município.

A implementação do programa aconteceu nos turnos matutino e vespertino, onde foi introduzido de forma lúdica e contextualizada, o assunto drogas e demais violências, uma vez que nas escolas a problemática das drogas, infelizmente, não é a única a transformar o ambiente escolar de hoje, (no mundo inteiro), num ambiente que necessita de um olhar científico e estratégico para o conhecer e o buscar das possíveis soluções, sendo estas voltadas para as causas e/ou seus agenciamentos.

Trabalhar a prevenção é o foco principal do programa, porém o PROSEV Escola articula as ações preventivas com as ações, repressivas de forma qualificada, e pautadas num diagnóstico situacional de cada ambiente escolar, pois cada bairro, cada comunidade, cada escola, tem uma realidade. Os problemas podem até serem os mesmos, porém, as causas são diversas.

Foi apresentado o binólogo: “O diário de um viciado”, no qual retrata de forma impactante o que a droga faz na vida de alguém que entra nesse mundo feio e obscuro. Após a apresentação do binólogo, foi contextualizado através de figuras, as possíveis violências existentes num ambiente escolar e em seguida foi narrada uma pequena historinha que repassa uma mensagem de união, de trabalho em conjunto, de divisão de responsabilidades.

“Foi mais um dia em que conseguimos alcançar mais uma das metas propostas no planejamento estratégico que move as ações da Defesa Social, que neste caso, era de fazer com que o público alvo, os alunos como um todo, tivesse conhecimento do estrago que a droga pode fazer em sua vida, na vida de sua família, de seus amigos, de sua comunidade, bem como refletir que é preciso ter respeito para com seus pais, colegas, professores, sendo dessa forma, enfatizado as questões dos valores morais e éticos que movem uma sociedade justa e sua busca pela paz social, sem tanta violência e criminalidade. Foi bastante proveitoso a implementação do programa, que foi apenas o primeiro passo, pois ele é contínuo e bastante amplo e ao longo do seu processo de implementação busca levar pra dentro de cada escola outros seguimentos e trabalhar assim, de forma integrada.” Disse a Equipe Técnica da Secretaria de Defesa Social.

“Fortalecer a prevenção e buscar trabalhar de forma orientada para o problema é uma das estratégias da Secretaria de Defesa Social”, disse o Dr. Luciano Morais, Secretário, na reunião de planejamento para a implementação do programa na E.M. Mário Pinheiro.




Nenhum comentário: